Círculos de impacto e oportunidade
No último sábado participei de um dos melhores eventos de tecnologia do Brasil, a Codecon Select Experience. Falei sobre esse evento aqui na newsletter algum tempo atrás, então só vou reforçar o convite para que você participe da edição de 2025, que já está confirmada.
No evento participei de uma mentoria coletiva sobre a posição de Principal Software Engineer, realizada pelo grande Bruno Rocha (leia a entrevista dele aqui na newsletter). Na mentoria o Bruno usou um diagrama para descrever os níveis de impacto, influência e oportunidade que são inerentes a cada estágio da carreira. Gostei muito do formato, então pedi permissão para adaptar o diagrama para algo mais próximo da realidade brasileira, pois o desenho original era focado na experiência do Bruno em uma Big Tech (a Redhat).
Antes de apresentar o diagrama, gostaria de ressaltar que não existe verdade absoluta e este texto representa a minha visão, baseada na minha experiência e inspirada nos relatos do Bruno. Se você tiver outras opiniões ou visões fique a vontade para compartilhar nos comentários.
Sem mais delongas, esse é o diagrama adaptado:
Separei em imagens menores para poder aprofundar em cada estágio.
Junior
Nesta etapa a pessoa tem visibilidade apenas no nível de features de um produto, e seu impacto é reduzido. Um ponto que achei muito interessante nestes diagramas é que ele também serve para demonstrar a área de oportunidade da pessoa desenvolvedora. Ao mesmo tempo que ainda não tem impacto é neste cenário onde a pessoa tem a oportunidade de mostrar capacidades, assumindo responsabilidades e fazendo entregas consistentes.
Pleno
Agora a pessoa tem grande impacto no nível das features e será cobrada por isso. Ao mesmo tempo, começa a ter visibilidade no nível do time e é onde encontram-se as oportunidades de crescimento. O nível de time é onde a pessoa pode mirar criar impacto para poder ser promovida para o próximo estágio.
Senior
Neste momento o impacto, e a cobrança, começa a aumentar de escopo para as features e o time em si. Isso significa que a pessoa senior além de entregar códigos de qualidade também começa a ser exemplo para devs junior, inclusive fazendo mentorias e code reviews mais educativos. Se aproximar dos Product Managers e dos demais stakeholders relacionados ao produto é como seniors podem criar oportunidades de crescimento.
Staff
É interessante observar que o impacto nas features começa a ser menos importante nesta fase, sendo que o foco deveria ser causar impacto nos níveis de time e produto. O detalhe das features começa a ser delegado para as pessoas senior, enquanto staffs servem como mentores para o time técnico e parceiras de PMs e pessoas de negócio. A zona de oportunidade torna-se a área onde os times estão alocados.
Principal
Esse foi um ponto que achei muito interessante. Quando me tornei principal uma das coisas que me deixou angustiado foi que precisei me afastar dos detalhes de implementação, dos code reviews das features. Mas olhando este diagrama me fez perceber que isso é normal, pois o foco de uma pessoa principal é causar impacto em níveis como os produtos e a área onde os times se encontram. E isso reflete muito o meu dia a dia. A área de oportunidade de crescimento e promoção dos principals é se aproximar das áreas de negócio, dando apoio a decisões técnicas que alavacam o crescimento da empresa.
Distinguished
Esta é uma posição que ainda não é muito comum em empresas brasileiras pois é necessário um ambiente bem grande para que sua atuação seja necessária. Neste estágio a pessoa se afasta ainda mais dos detalhes de features e dos times, passando a causar impacto em produtos, áreas e áreas de negócio. E cada vez mais se aproximando e influenciando nos objetivos de negócio da empresa.
Outro ponto que estes gráficos ajudam a ilustrar é que algumas empresas não são grandes o suficiente para necessitarem de tantos cargos em sua estrutura. Uma empresa que só tem um produto, ou uma área talvez não precise de uma pessoa no papel de principal. Além disso, algumas empresas usam nomenclaturas diferentes para estes cargos, então talvez seja necessário alguma adaptação para sua realidade.
Como comentei acima, o objetivo não é criar algo definitivo pois nossa área é muito dinâmica e distinta. A ideia era trazer a discussão destes níveis de uma forma didática e fácil de entender. Minha recomendação é que você analise se faz sentido adaptar a ideia para sua realidade, caso isso seja útil para orientar seus times.
E quero dar parabéns pelo Bruno pela ideia, assim como agradecer por permitir a adaptação e publicação deste post.
Muito boa sua adaptação Elton, direto ao ponto, valeu!
Elton, execelente seu texto, especialmente para nós de RH.
Vou usar como base para estruturação de carreiras, os estágios apresentados com suas analises estão bem direcionadas.
Obrigada por compartilhar.