Na primeira edição da newsletter de 2023 não poderíamos iniciar de melhor forma! A entrevistada é minha colega, e inspiração, a Damiana Costa!
Conte um pouco sobre sua posição atual. Qual é o seu título e que tipo de trabalho você faz geralmente?
Eu já atuo como especialista há 4 anos e atualmente eu tenho o cargo de Staff Engineer. Meu papel aqui é bem diversificado, trabalho de forma cross, atuo dentro da tribo de Seguros ajudando três squads. Sou líder técnica da tribo, olho para performance, qualidade, documentação e outros pontos importantes. Faço os desenhos de arquitetura dos novos produtos. Desenvolvo PoCs e MVCs para validar produtos, tecnologias e integrações com parceiros.
Que tipo de impacto você sente que mais gera na sua posição atual? E como isso é diferente em relação a sua posição anterior?
Responsabilidade, com certeza! A responsabilidade é maior porque lido com decisões do ponto de vista estratégica. Ter uma visão ampla de tudo que está acontecendo ao redor faz com que o ponto de atenção aumente.
Qual é o percentual de trabalho entre código e liderança que você desempenha hoje? 50/50? Passa mais tempo trabalhando com tecnologia/codando ou mais tempo liderando pessoas?
Hoje eu codo bem menos do que eu gostaria. Cerca de 20% a 30%. Diria que eu passo mais tempo na concepção dos projetos, participo muito de brainstorming com gerentes de produto, designers e times de engenharia para conceituar e construir novos recursos e liderando tecnicamente os times, visando padrões de engenharia, ferramentas, processos de qualidade, escalabilidade e performance.
Como é um dia normal na sua rotina? Ou como é uma semana normal para você? Quais são suas rotinas principais?
Eu tenho muitas reuniões diariamente. Reuniões de alinhamentos com time tech, reuniões de discussões técnicas, reuniões de alinhamento com time de produtos. Tenho um tempo para focar nas minhas atividades, como documentação, desenho de arquitetura e melhorias.
Como você mede seu sucesso? Quando somos pessoas desenvolvedoras de software é comum medirmos nosso sucesso pelo número de commits, pull requests, entregas realizadas. Isso mudou de alguma forma em sua posição atual?
Mudou, com certeza! É muito complicado medir o sucesso das entregas de uma pessoa especialista, porque geralmente fazemos trabalhos em conjunto e muitas vezes o sucesso do produto, de task finalizada, de uma arquitetura validada, de um bug complexo resolvido e etc, depende de outras pessoas. Então eu valido constantemente o sucesso do meu trabalho vendo se estou conseguindo facilitar as coisas e que o sucesso do time aconteça como tudo. Por exemplo, na entrega de uma funcionalidade ou de um produto completo.
Você participa das decisões de tecnologia ou arquitetura? Como gerencia essa influência em relação aos demais times? Você toma boa parte das decisões ou guia os times para que eles cheguem às conclusões?
Eu participo de muitas decisões técnicas, seja sobre tecnologia ou arquitetura. Geralmente eu estudo a respeito, trago para discutir com o time os prós e contras, vs curva de aprendizado e tempo de entrega. Haja discussão! Em muitos casos eu levo uma proposta e discuto com o time, até para que haja conhecimento de ambos os lados e assim vou os guiando numa melhor decisão. Mas também ja teve casos que não chegaram a conclusão nenhuma e eu fui obrigada a tomar uma decisão.
Que soft-skills você percebe que fazem a diferença na sua posição? E como eles diferem da posição anterior, como dev senior?
Ponto muito interessante… venho trabalhando algumas soft-kills que são muito importantes para a minha posição, como comunicação, jogo de cintura, saber ouvir e empatia. São pontos importantes para conseguir um concenso, uma discussão justa, saber a hora de falar ou de se calar e saber quando da para brigar por algo que valha a pena.
Você dedica tempo para mentorar as demais pessoas dos times?
Algumas pessoas recem chegadas no meu time, sim. Mas geralmente eu faço mentoria com mulheres do PicPay inteiro, que tem interesse em saber como é meu trabalho, meu dia a dia e também em melhorar sua carreira, não só com hard-skills mas soft-skills também. Faço parte de algumas comunidades de tecnologia para mulheres e tamém já mentorei por la.
Para chegar a esta posição, você entregou algum projeto especial, ou você sente que foi uma progressão pelo conjunto das suas contribuições?
No meu caso foi uma progressão. Conhecimento do negócio, responsabilidades técnica e estratégica e a experiência profissional que tive até aqui me ajudou a crescer como pessoa e como profissional.
Que dicas você pode dar para quem está decidindo se continua o caminho de desenvolvimento ou se deve ir para a área de gerenciamento de pessoas? O que levou você a escolher pelo primeiro caminho?
Oportunidade! Costumo dizer que a gente precisa aproveitar toda oportunidade que nos é dada e partir daí traçar uma escolha. Não dá para dizer: eu não gosto de gestão, sem ao menos ter tido uma experiência. Tanto na área de gestão como na área técnica, há liderados, exposição, conflitos de ideia, discussões, feedbacks a dar e receber do mesmo jeito, mas de formas diferentes. Se tiver oportunidade, navegue nas duas áreas. Pelo menos vai tirar uma boa experiência.
Você lembra de algum conselho ou dica que recebeu quando entrou nesta posição e que foi importante para você?
Uma vez me disseram que eu tinha que delegar mais, contar mais com as pessoas do meu time e adquirir mais maturidade. Porque nós que sempre fomos devs, de uma hora para outra codar bem menos ou na maioria das vezes nem codar, é triste e acaba frustrando muita gente. Então eu aprendi a me desapegar! Foi difícil, mas amadureci e hoje eu falo isso para as pessoas devs que atuam comigo.
Quais fontes você usa para se especializar? Blogs, livros, canais do Youtube.
Tenho alguns livros de cabeceira como, Arquitetura Limpa, Microsserviços prontos para produção, quando tenho alguma dúvida na estruturação de um projeto eu os consulto. Mas atualmente eu uso canais do Youtube como @FullCycle que tem bastante informações bem didáticas sobre Arquitetura, DDD, Microsserviços e etc. É um canal bem completo e bem atual. E tem o @EximiaCo, com conteúdos específicos como Estrutura de Dados, Engenharia de Software, Documentação, entre outros.
Onde as pessoas podem te encontrar? Site, Linkedin, Twitter, etc.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/damianacosta/
Instagram: https://instagram.com/damiana.cn